Saltar para o conteúdo

Maja Milinković: A musicista que mistura o fado português com o sevdah da Bósnia

Fonte: Wikinotícias
Maja Milinković

27 de maio de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Há dezasseis anos, a cantora e compositora Maja Milinković, de Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, ouviu pela primeira vez fado português (que significa “destino” em português). Desde então, tornou-se pioneira, juntamente com o seu conjunto, na introdução deste género musical na Bósnia e Herzegovina. Fundindo-o com o género tradicional sevdah/sevdalinka da Bósnia, Milinković conseguiu combinar os diferentes ritmos e personagens meditativos num só.

Milinković, uma cantora e compositora de Sarajevo multipremiada e reconhecida internacionalmente, ouviu pela primeira vez o fado interpretado pela “rainha” do género, Amália Rodrigues, em 2008. Em 2012 ela gravou o primeiro álbum de fado na Bósnia e Herzegovina, o conhecido fado "Tudo isto é fado" que Amalia Rodrigues gravou em 1955, e desde então tem-se concentrado neste tipo de música.

Milinković diz que o Fado foi amor à primeira vista e, mais tarde, surgiu o desejo de uma maior exploração. ‘‘O Fado mudou completamente a minha vida. Aprendi uma língua nova e muito exigente, conheci uma cultura musical completamente diferente e tudo isso resultou na minha longa carreira em Portugal.’’

Fontes[editar | editar código-fonte]