Mais um bombardeio na usina nuclear de Zaporiza

Fonte: Wikinotícias

8 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Outra linha de energia foi danificada por bombardeios na usina nuclear de Zaporiza, na Ucrânia, que é ocupada pela Rússia.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse no dia 8 que os danos do bombardeio ocorreram nas instalações fora da usina nuclear de Zaporija durante a noite, danificando a linha de 750kV.

Como resultado, um gerador a diesel de emergência está agora em operação, fornecendo a energia necessária ao reator, explicou a AIEA.

Em comunicado, o secretário-geral da AIEA, Rafael Grossi, criticou o ataque que atingiu a única fonte externa da usina nuclear como "muito irresponsável".

A estatal ucraniana Energoatom, operadora da usina nuclear de Zaporiza, disse em um comunicado separado que a usina nuclear havia perdido sua conexão com a energia externa devido ao bombardeio russo.

A Energoatom explicou que atualmente conta com geradores a diesel e tem combustível que pode gerar energia de emergência por cerca de dez dias.

Embora a usina nuclear esteja atualmente fora de operação, ela ainda precisa de energia para desempenhar suas funções mínimas de segurança.

Se a energia não for fornecida ao sistema de resfriamento da usina nuclear, o reator superaquece, causando a fusão do núcleo (derretimento), o que pode levar a um acidente grave no qual materiais radioativos são vazados.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, destacou que "os trabalhadores qualificados das usinas nucleares estão procurando maneiras de superar o problema, mas essa não é uma maneira sustentável".

Fontes