Mais de cem municípios sofrem com a estiagem no RS
Correio do Povo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
5 de fevereiro de 2020
Subiu para 102 hoje o número de municípios em situação de alerta ou de emergência devido à estiagem que afeta o estado do Rio Grande do Sul desde meados de dezembro. Duas cidades, Chuvisca e São Gabriel, tiveram o Decreto de Emergência reconhecido pelo Governo Federal, enquanto que outras nove tiveram o reconhecimento estadual.
Segundo o governo do RS, para ter a situação de emergência reconhecida, é preciso que falte água para consumo humano e que haja prejuízos para pequenos agricultores, que podem ter a subsistência ameaçada.
Chuvas abaixo da média
Ainda no início de janeiro de 2020, a Defesa Civil do RS alertou que o estado deveria esperar chuvas abaixo da média no verão - média que costuma ser de cerca de 120mm no mês de janeiro no estado e que em 2020 chegou a apenas 100mm em grande parte do território gaúcho, de acordo com o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
As chuvas só devem se regularizar em março.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Aumenta para 102 número de cidades gaúchas em situação de emergência devido à falta de chuva, Correio do Povo, 05 de fevereiro de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|