Macron lança candidatura à reeleição

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Menos de um mês antes do primeiro turno das eleições presidenciais na França, o titular Emmanuel Macron finalmente apresentou sua plataforma de campanha para a reeleição em uma longa entrevista coletiva na quinta-feira nos arredores de Paris. A guerra na Ucrânia elevou a popularidade de Macron, e seus rivais estão lutando para causar impacto. Se vencer, Macron será o primeiro presidente francês reeleito em duas décadas.

Algumas de suas principais propostas de campanha incluem aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 65 anos, aumentar os gastos com segurança, melhorar as oportunidades educacionais e abolir certos impostos.

Macron esperou até o último minuto para anunciar sua candidatura. Ele mal fez campanha – realizando apenas um debate de cidadãos fora de Paris – e recusou qualquer debate direto no primeiro turno com os outros 11 candidatos à presidência. Mas o presidente da França, de 44 anos, está pontuando fortemente nas pesquisas, com cerca de 30% dos votos pretendidos – mais de 10 pontos à frente de sua principal rival, a política de extrema direita Marine Le Pen. Por enquanto, as pesquisas também preveem que ele vencerá o segundo turno de 24 de abril por uma grande margem.

A guerra na Ucrânia melhorou especialmente a imagem de Macron como estadista europeu. O líder francês participou de um debate indireto com seus rivais esta semana, apresentado pela TF1 TV, que se concentrou no conflito e suas consequências. Analistas dizem que ele parecia estar acima da briga.

Além de Le Pen, os outros principais rivais de Macron incluem Jean-Luc Melenchon, de 70 anos, da extrema esquerda, com cerca de 14% dos votos pretendidos, e Valerie Pecresse, da centro-direita, com cerca de 11%. As classificações de outro analista de extrema-direita esperançoso, Eric Zemmour, caíram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, aparentemente por causa de suas posições pró-Rússia anteriores.

Mas Macron não foi um presidente popular e seu mandato de cinco anos foi marcado por crises. Primeiro, o movimento de protesto dos coletes amarelos em 2018 enviou dezenas de milhares de pessoas às ruas protestando contra os altos preços dos combustíveis e as desigualdades econômicas. Depois, a pandemia de COVID-19 que começou em 2020. Agora, a Ucrânia.

E à medida que o conflito e as sanções contra a Rússia avançam, analistas alertam que Macron – ou quem o suceder – pode enfrentar um descontentamento crescente mais uma vez, à medida que a França enfrenta preços mais altos de energia e possivelmente um influxo maciço de refugiados.

Fontes