Macron anuncia ajuda militar para Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse a Volodymyr Zelenskyy na quarta-feira que a França enviaria veículos leves de combate blindados AMX-10 RC - um modelo de tanque leve que os militares franceses usam desde a década de 1980, mas está sendo desativado - para ajudar em seu esforço contra a invasão da Rússia.

"O presidente [Macron] queria aumentar… a ajuda" à Ucrânia, disse um assessor de Macron a repórteres sob condição de anonimato após a ligação. “É a primeira vez que tanques de design ocidental são fornecidos às forças armadas ucranianas.”

Em seu vídeo noturno, Zelenskyy agradeceu à França, acrescentando que a Ucrânia precisava de outros aliados para também fornecer armas mais pesadas.

“Isso é algo que envia um sinal claro a todos os nossos parceiros. Não há razão racional para que a Ucrânia ainda não tenha sido abastecida com tanques ocidentais”, argumentou ele.

A França não disse quantos veículos de combate seriam entregues à Ucrânia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também disse na quarta-feira que os EUA estão considerando enviar veículos de combate Bradley para a Ucrânia.

Enquanto viajava em Kentucky, Biden foi questionado por repórteres se os EUA estavam considerando fornecer à Ucrânia o Bradley, um veículo de transporte levemente blindado “que fornece mobilidade através do país, poder de fogo montado e proteção contra artilharia e fogo de armas pequenas”.

O presidente disse “sim”, sem oferecer mais comentários.

Fontes