MNE português admite intervenção da ONU em Moçambique

Fonte: Wikinotícias

13 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Nações Unidas podem ter uma intervenção na província moçambicana de Cabo Delgado, sugeriu nesta sexta-feira, 11, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, como forma de fazer frente à acção dos insurgentes que há três anos assolam a região.

"Há um terceiro plano em que as coisas estão naturalmente ainda mais recuadas, porque isso não depende, nem exclusivamente, nem principalmente de nós, que é a intervenção ao nível das Nações Unidas", afirmou Santos Silva ao programa Geometria Variável da rádio portuguesa Antena 1.

No entanto, ele reconhece que o caminho é um pouco mais longo “porque o Conselho de Segurança tem de se pronunciar", depois de uma recomendação de uma comissão que terá de fazer um trabalho prémio.

Entretanto, o chefe da diplomacia portuguesa lembra que há outros dois caminhos, a cooperação bilateral, nesse caso com Portugal, e o apoio da União Europeia, mas adverte a situação no terreno é muito complexa.

“É preciso ter em atenção que não estamos a falar só do norte de Moçambique: uma das razões que do meu ponto de vista justifica uma intervenção das Nações Unidas é que não podemos deixar a África Oriental tornar-se um campo de acção do terrorismo internacional", defendeu Santos Silva.

O problema de Cabo Delgado, no entanto, ainda segundo o governante português, revela, por exemplo, “expectativas não cumpridas" e "os perigos da lógica económica extrativista”.

“Vai-se a um sítio, tiram-se os recursos com uma enorme indiferença pela sorte da população e das outras dimensões do desenvolvimento", exemplifica Santos Silva.

Maputo refuta opção militar

Refira-se que nas últimas semanas, vários governos, como os Estados Unidos e a Espanha, ofereceram-se para ajudar no combate aos terroristas, bem como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que pediu um plano de acção ao Governo de Moçambique.

Entretanto, no passado dia 9, o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, veio a público dizer que o apoio militar está fora de questão.

“No quadro do exercício da nossa soberania, não nos vinculamos diretamente aos comentários feitos por um pais ou outro”, disse Suaze, também vice-ministro da Justiça.

No terreno, mais de duas mil pessoas já foram mortas e o Governo indica que há cerca de 560 mil deslocados.

Fontes