Médicos alertam sobre aumento de tuberculose, malária e mortes por HIV devido ao COVID-19

Fonte: Wikinotícias

12 de agosto de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O mundo poderá assistir a um aumento acentuado de pessoas morrendo de doenças como tuberculose, malária e HIV devido à interrupção dos serviços de saúde causada pela pandemia do coronavírus, de acordo com cientistas. As doenças infecciosas matam milhões de pessoas todos os anos, com a África Subsaariana e o Sul da Ásia estando entre as regiões mais afetadas.

O epidemiologista Dr. Salim S. Abdool Karim, do Centro para o Programa de Pesquisa em Aids na África do Sul (CAPRISA), preside um comitê consultivo do governo sobre o COVID-19.

“Um grande desafio surgiu como resultado dos bloqueios e porque as pessoas têm medo de ir aos serviços de saúde”, disse Karim. “Vimos uma queda no número de exames para tuberculose. Observamos um declínio no número de pacientes que procuram seus medicamentos. Portanto, isso é muito preocupante porque pode desfazer os anos de trabalho que levamos para chegar a este ponto.”

Os casos e mortes por tuberculose caíram ano a ano na África do Sul e em muitos outros países, com baixas recorde registradas em 2018. Mas a doença bacteriana continua sendo uma das maiores causas de morte do mundo, com cerca de 1,5 milhão de mortes no ano passado. O Dr. Finn McQuaid, especialista em tuberculose da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, afirma que há evidências crescentes do grave impacto que a pandemia de coronavírus está tendo na luta contra a tuberculose.

“Sabemos que há uma diminuição de 50 por cento nos testes de TB na África do Sul no momento”, disse McQuaid. “Então, as pessoas não podem ir ao posto de saúde, nem ir ao hospital e assim por diante, e não estão sendo diagnosticadas com TB. E isso significa que eles podem transmitir tuberculose ainda mais para outras pessoas. Então, vai apenas uma espécie de bola de neve.”

A modelagem da organização Stop TB estima que um bloqueio de três meses em algumas das áreas mais afetadas do mundo pode resultar em 6,3 milhões de casos de TB adicionais e 1,4 milhão de mortes.

As medidas de bloqueio do coronavírus podem ajudar a retardar a transmissão da tuberculose, mas haverá pouco impacto geral, diz McQuaid.

“Na verdade, isso não vai compensar os outros problemas que a tuberculose enfrenta para diagnóstico e tratamento”, acrescenta.

Também existem preocupações de que a interrupção das cadeias de abastecimento esteja causando uma escassez de medicamentos vitais, incluindo alguns medicamentos anti-retrovirais (ARV) usados ​​para tratar o HIV. As Nações Unidas estimam que o custo do medicamento pode aumentar US $ 225 milhões por ano.

Enquanto isso, pesquisadores do Imperial College London alertam que as mortes por malária na África podem dobrar em 2020, a menos que serviços interrompidos, como distribuição de mosquiteiros e tratamentos contra malária sejam mantidos.

“É de vital importância obter medidas de prevenção da malária agora para reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde à medida que os casos de COVID-19 aumentam”, disse o Dr. Thomas Churcher da Imperial College School of Public Health, com sede em Londres.

Apesar das previsões terríveis, o assessor do governo sul-africano, Karim, diz que há oportunidade.

“A oportunidade de olhar para a integração. Integração entre COVID, HIV, TB e outras condições. Assim, ao investirmos na vigilância do coronavírus, estamos nos beneficiando não só da pandemia de COVID, mas também das epidemias de HIV e TB”, afirma.

A comunidade global deve olhar para o quadro geral, acrescenta McQuaid.

“Precisamos não esquecer doenças como tuberculose, HIV e malária. A tuberculose estava entre as 10 principais causas globais de morte no ano passado ”, diz McQuaid. “Podemos perder os ganhos que temos obtido nos últimos anos, ganhos difíceis que conquistamos, e poderíamos ser adiados por cinco a 10, 20 anos até.”

Enormes recursos foram dedicados à luta contra o coronavírus. Os médicos dizem que é vital que os governos e as instituições globais não negligenciem outras doenças mortais enquanto a luta continua.

Fonte