Mães e professores demonstram preocupações por casos de leucemia numa escola primária da Califórnia

Fonte: Wikinotícias

Estados Unidos da América • 18 de junho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na noite de quinta-feira, o senador pelo estado de California Joe Dunn realizou a segunda reunião na prefeitura da cidade com respeito a um surto recente de leucemia em alunos da escola primária Franklin elementar de Santa Ana. Os representantes da cidade de Santa Ana, o distrito unificado escolar de Santa Ana e do Distrito para o Manejo da Qualidade do Ar na Costa Sur (*AQMD) estiveram disponíveis para contestar as perguntas da comunidade.

  • Dunn começou a reunião agradecendo aos *panelistas/ e aos pais por sua assistência. "Estamos tentando tratar um assunto muito importante. Qual é? Temos altos índices de câncer, leucemia e de problemas respiratórios em nossos meninos. Por que nossos meninos *estàn enfermos? É uma pergunta muito difícil" "Que causa a doença em nossos meninos e como podemos evitá-la? Podemos todos estar de acordo em que ninguém deseja ver outro menino enfermo em Santa Ana." A audiência aplaudiu. "Faz três semanas, ouvimos de dois pais e um professor a respeito de algumas mortes."

A reunião anterior da prefeitura se realizou para tratar as preocupações da comunidade por uma planta *enchapadora de aço que solicitou uma permissão ao *AQMD para ampliar suas instalações e aumentar suas emissões contaminantes. Os pais e os professores se mostraram preocupados pelo fato de que a planta ficasse situada diretamente adjacente à escola primária Kennedy, e por que seus filhos experimentassem altos níveis de chumbo, problemas respiratórios, sangrado excessivo pelo nariz e leucemia.

"Quantos negócios em Santa Ana se requerem para obter as permissões [para as emissões] de agentes *contaminadores perigosos?". Esta pergunta, feita por *Dunn na reunião passada, foi respondida pelo *AQMD e o distrito de previdência de Orange *County, que trouxeram mapas de Santa Ana com bandeiras verdes que indicavam os negócios com as permissões. "Posso dizer-lhe uma coisa: ao final da reunião, nenhum de nós terá todas as respostas... mas teremos certamente outra reunião da prefeitura.

As primeiras preocupações se manifestaram quando cinco meninos que assistiam à primária Franklin foram diagnosticados com o mesmo tipo de leucemia na *primevera/ de 2002. As tentativas de que o Centro para o Controle das Doenças (*CDC) abrisse uma investigação para encontrar as possíveis causas não prosperaram pois o Centro lhes disse aos pais que os casos se encontravam "dentro de uma casta aceitável". Pais, professores, empregados e médicos não ficaram convictos. Nos últimos três anos, dezenove mães residentes num edifício de apartamentos a uma quadra da escola Franklin também foram diagnosticadas de leucemia.

  • Dunn apresentou então a *Tammy Sánchez, professora da escola Franklin. Sánchez afirmou que "em dezembro de 2002 recebemos certas notícias que nos perturbaram. Diagnosticaram a um de meus estudantes com leucemia. Depois, mais meninos da escola Franklin também foram diagnosticados com leucemia. Descobri mais adiante do que diagnosticaram a três meninos de um edifício de apartamento próximo com leucemia. Mais adiante, Sánchez contou a respeito de mais mortes cancerosas relacionadas com a escola Franklin, incluindo as de 19 mães que tinham vivido toda sua vida em seu edifício de apartamentos e a quem se lhes diagnosticou leucemia, o que lhe tomou três minutos. "Para mim, isto é demasiado", disse Sánchez.

Socorro Molina, cujo filho Diego, estudante de Franklin, está em tratamento para a leucemia, disse: "Meu filho tem leucemia. Preocupa-me, porque são muitos meninos. Os meninos que jogavam com meu filho morreram de leucemia. Devem pesquisar a estas companhias." O senador *Dunn respondeu: '"Graças, Socorro. Sei que é difícil compartilhar isso em privado, e você o compartilhou conosco publicamente em duas ocasiões."

Depois *Dunn disse "ao final da reunião [anterior], um pai nos solicitou um mapa de todos os negócios que emitiam os materiais tóxicos. Pedimos-lhe ao *AQMD um mapa que mostrava cada negócio [em Santa Ana] que emite os materiais nocivos em nosso ar. Leste é o mapa. A concentração mais alta destes negócios, adivinhem onde está. Cerca de Franklin. Este mapa é alarmante. O *OCSD nos proporcionou um mapa que mostrava todos os negócios que lançam materiais tóxicos em nossos esgotos. A concentração mais alta destes negócios, adivinhem onde está. Cerca de [as primárias] Franklin e Kennedy". *Dunn prometeu que na próxima reunião da prefeitura terá um grupo de cientistas presentes para determinar se as substâncias lançadas por estes negócios propõem um risco de saúde aos residentes do área. "Vamos deixar assim até que averiguemos que é o que adoece a nossos meninos", disse.

Por sua vez, José *Solorio, do Conselho da cidade de Santa Ana disse que "a cidade recebeu o atendimento dos meios. Digo-lhes que este é um assunto muito complexo. A cidade tem jurisdição sobre a utilização do solo e pode pôr algumas restrições. Nós, como servidores públicos eleitos, precisamos saber mais." *Solorio apresentou ao diretor de *planeación da cidade e a outros servidores públicos e agregou, "o prefeito de Santa Ana, Miguel Polido, é membro principal do *AQMD". Polido não assistiu a nenhuma das reuniões da prefeitura nem falou deste assunto em nenhum momento.

  • Dunn apresentou a *Rosemary Ávila, membro do distrito unificado escolar de Santa Ana, quem disse que "o conselho da escola está olhando isto. Disse-lhes a alguns professores por telefone que creio que a organização federal para o controle das doenças deve ser contatada sobre isto". O *CDC foi notificado pelos pais a respeito dos casos da leucemia em Santa Ana, mas assinalou que estavam "dentro da casta aceitável". Ávila apresentou a alguns servidores públicos do conselho da escola e disse que "teve certas preocupações no passado e olhamos esta em particular. Como conselho da escola, realmente temos que atuar não a partir do medo, senão com fatos."
  • Jill *Whynot, do *AQMD, assinalou que "há 515 instalações [em Santa Ana] a quem lhes outorgamos permissões". *Barry *Wallerstein, oficial executivo do *AQMD, disse: "Apreciamos o foro. Parece ter uma necessidade de uma supervisão mais próxima da qualidade do ar. Por conseguinte, proponho que façamos de Santa Ana uma alta prioridade e supervisionemos de perto a qualidade do ar em sua comunidade." Esta declaração foi recebida com aplausos pelos assistentes.

Senador *Dunn respondeu, "agradecemos o *AQMD por estar aqui e contestar a nossas perguntas. Seremos seguros deixamos a todos saber sobre qualquer atualização. Quando olhava o mapa, pulsaram-me. Há 515 negócios permitidos em Santa Ana. Traremos a alguns cientistas adentro na reunião seguinte do corredor de cidade determiná-lo que negócios estão lançando agentes *contaminadores *carcinógenos, "dissemos. "quando olho os mapas, há dois bolsos de instalações permitidas em Santa Ana. *Do que você [ *AQMD ] olha o impacto acumulativo das instalações agrupadas juntas [ ao considerar o publicar de uma permissão ]?" *Dunn se apresentou.

O Dr. *Wallerstein respondeu, "a resposta curta está 'parcialmente'".

Senador *Dunn, respondendo aos comentários do Dr. *Wallerstein, disse "se precisamos dar a *AQMD mais energia em termos do impacto acumulativo de instalações permitidas, então nós introduzirá a legislação para dar-lhes essa energia." O senador então pediu a cidade *Councilman *Solorio, "faz a cidade em qualquer mirada da maneira em que tipo de negócio é, ou seu impacto acumulativo [ao aprovar um negócio]?"

  • Solorio respondeu, "uma das coisas principais que o faz a cidade é faz um plano geral, e *desemejante de praia de *Irvine ou de Newport, somos uma cidade mais velha." *Solorio se acendeu falar de como no futuro, a cidade poderia passar permissões do limite do pleito, e dito que "nós toda a necessidade de fazer nossa parte". Referir a preocupações pela planta de aço da *galjanoplastia/ ao lado de uma escola,ele disse, "*Markland veio num área industrial, assim que têm uma direita legal de instalar fazem compras".
  • Dunn pediu *Solorio se a cidade agora está olhando a regulação para limitar isto, e *Solorio respondeu, "temos sempre oportunidades de olhar nosso plano geral, e precisamos ter fatos sólidos para fazer esses *descisions". *Dunn perguntou a Dr. *Wallerstein, "qual sobre este bolso de negócios em Santa do sul Ana, é esse infreqüente?" *Wallerstein respondeu, "senador, eu não pensa que é uma edição".
  • Dunn então abriu o andar às perguntas e aos comentários públicos. Uma mãe de três pediu, "quando somos que vão ter respostas?", enquanto uma mulher mais jovem dita, dirigido para o *AQMD, "seu trabalho deve saber se este vai dar a cabritos leucemia. Muito estou decepcionado ". Uma mulher disse, "vivo no parque de *Heninger, em onde todos os cabritos estão conseguindo leucemia. Tenho estado tentando dizer a cidade e cifrar à aplicação sobre pintores subterrâneos ilegais e aos mecânicos que deixam a pintura e fumaças detrás; qual está causando a residentes à licença ".

Tinha discussão intenso sobre os esforços dos servidores públicos de pesquisar qualidade da saúde na localização na pergunta. Os pais expressaram suas preocupações por qualidade do água e atividades ilegais na comunidade; e raio sobre os variados problemas de saúde de seus meninos, de altos níveis do cobre e do chumbo na circulação sanguínea, aos problemas respiratórios e do pulmão, e câncer.

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.