Lula presenteia Obama com camisa da seleção brasileira

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Presidente Lula presenteia Barack Obama com camisa da seleção brasileira. Foto:Ricardo Stuckert/PR

10 de julho de 2009

L'Aquila, Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na manhã de ontem (9), em L'Aquila, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Foi um encontro marcado pela descontração, disse o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, os dois trocaram idéias sobre as mudanças climáticas, a reforma econômica global e a necessidade de uma nova governança mundial. Durante a reunião, Lula presenteou Obama com uma camisa da seleção brasileira autografada pelos jogadores.

"Estamos num momento de transição mundial em direção a um mundo multipolar, com o exercico político em todas essas esferas. O G5, o G8 e o G20 são exercícios normais que vão nos conduzir [a isso]”, disse o assessor da Presidência.

Garcia falou também sobre a preocupação dos dois presidente com a crise em Honduras. De acordo com ele, Lula e Obama concordam que é preciso continuar desenvolvendo esforços, por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA), para reconduzir ao poder o presidente deposto, Manuel Zelaya, e fazer com que Honduras volte à normalidade democrática.

“O presidente Lula congratulou o presidente Obama pela posição que os Estados Unidos adotaram [em relação a Honduras], mostrando que isso é uma novidade na política externa norte-americana e que é um fato promissor para a região.”

Lula se encontrou ontem primeiro-ministro japonês, Taro Aso, e o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati