Lula presenteia Obama com camisa da seleção brasileira

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Presidente Lula presenteia Barack Obama com camisa da seleção brasileira. Foto:Ricardo Stuckert/PR

10 de julho de 2009

L'Aquila, Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na manhã de ontem (9), em L'Aquila, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Foi um encontro marcado pela descontração, disse o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, os dois trocaram idéias sobre as mudanças climáticas, a reforma econômica global e a necessidade de uma nova governança mundial. Durante a reunião, Lula presenteou Obama com uma camisa da seleção brasileira autografada pelos jogadores.

"Estamos num momento de transição mundial em direção a um mundo multipolar, com o exercico político em todas essas esferas. O G5, o G8 e o G20 são exercícios normais que vão nos conduzir [a isso]”, disse o assessor da Presidência.

Garcia falou também sobre a preocupação dos dois presidente com a crise em Honduras. De acordo com ele, Lula e Obama concordam que é preciso continuar desenvolvendo esforços, por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA), para reconduzir ao poder o presidente deposto, Manuel Zelaya, e fazer com que Honduras volte à normalidade democrática.

“O presidente Lula congratulou o presidente Obama pela posição que os Estados Unidos adotaram [em relação a Honduras], mostrando que isso é uma novidade na política externa norte-americana e que é um fato promissor para a região.”

Lula se encontrou ontem primeiro-ministro japonês, Taro Aso, e o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati