Lula já está no Japão para encontro do G7; Brasil é o convidado especial
19 de maio de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Japão desde anteontem como convidado especial dos líderes do G7, o grupo das sete grandes economias do planeta, que este ano se reúne na cidade de Hiroshima.
Esta tarde (horário local) Lula conversou com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, no que foi o primeiro de uma série de reuniões bilaterais que acontecerão nos próximos dias, incluindo encontros com o presidente da França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
Entre as reuniões temáticas, o presidente brasileiro atenderá as com os temas "Trabalhando Juntos para Enfrentar Múltiplas Crises", "Esforços Conjuntos para um Planeta Resiliente e Sustentável", "“Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”.
Além de Lula, também foram convidados especialmente os chefes de estado da Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Ucrânia e Vietnã, além de autoridades da União Europeia e da ONU.
O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também tenha representação fixa.
Notícias Relacionadas
Fontes
- ((pt)) Lula chega ao Japão para reunião do G7 com intensa agenda de reuniões bilaterais — Planalto, 17 de maio de 2023
- ((en)) Redação. Biden llega a Japón para cumbre del G7 — Voz da América, 18 de maio de 2023
- ((pt)) Visita oficial ao Japão — Planalto, 19 de maio de 2023
- ((pt)) Lula reforça prioridades na área ambiental durante reunião com premiê da Austrália — Planalto, 19 de maio de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |