Lula garante recursos às prefeituras maranhenses atingidas pelas chuvas, desde que apresentem projetos

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

São Luís, Maranhão • 5 de maio de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de sobrevoar hoje (5), municípios alagados no Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu harmonia na política local para a recuperação do estado. Ele garantiu a liberação de recursos desde que os prefeitos apresentem projetos.

“Os políticos desse estado devem abrir mão das divergências políticas harmonicamente pensando no bem comum do povo do Maranhão”, disse Lula, em reunião com prefeitos e a governadora Roseana Sarney (PMDB), em São Luís, em referência a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, cassando o mandato o governador Jackson Lago, por irregularidades na eleição estadual em 2006, no mês passado e empossado Roseana, provocando divergências entre governistas (que passaram a oposição) e os oposicionistas (que agora governa o estado).

O presidente cobrou dos prefeitos levantamento dos prejuízos e apresentação de boas soluções. “Se os governo estadual e federal tiverem muito dinheiro e não aparecer projetos consistentes, esse dinheiro não vale nada. Mesmo que a gente não tenha dinheiro, se aparecer projeto consistente, eu duvido que alguém se recuse a dar dinheiro para o projeto”, afirmou.

A Defesa Civil deve liberar R$ 16 milhões para o estado, divididos em três parcelas. Conforme a Secretaria Nacional de Defesa Civil, mais de 120 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes em 41 cidades, sendo que, em 29 dekas, a situação é de emergência. Foram enviadas 10 mil cestas básicas para esses municípios.

Antes do Maranhão, Lula sobrevôou o Piauí, estado também afetado pelas chuvas.

Fonte