Lula fala sobre a crise e cita outra vez ex-presidentes brasileiros

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 31 de agosto de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na terça-feira (30) da inauguração da ampliação e modernização do aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais. Ele falou sobre a crise política brasileira e citou novamente ex-presidentes.

Lula disse que considera a crise "extremamente grave" e que "é preciso ter muita paciência para não tomar nenhuma decisão precipitada" além de "saber utilizar os instrumentos de que o Estado dispõe para fazer todas as investigações necessárias".

Lula citou em seu discurso o ex-presidente Juscelino Kubitschek para pedir paciência: "Sexta-feira (26) eu me espelhei em um mineiro que possivelmente tenha sido mais acusado do que eu. Os mais velhos se lembram do que os que hoje me atacam faziam com Juscelino. Juscelino, várias vezes, apareceu nas primeiras páginas dos jornais deste país como ladrão. Tentaram cassá-lo duas vezes, tentaram dar golpe de Estado, tentaram matá-lo, inclusive. E Juscelino nunca perdeu a paciência."

Ele lembrou-se ainda dos ex-presidentes Jânio Quadros, João Goulart e Getúlio Vargas. Ele afirmou que depois de Juscelino veio Jânio que "pouco tempo depois, renunciou, denunciando forças ocultas. Depois veio João Goulart, que foi cassado. E eu não falei ainda do Getúlio que, por acusações não provadas, foi levado à morte".

O Presidente disse que confia nos trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito que apuram as denúncias de corrupção e ressaltou: "Eu estou pedindo a Deus que esta CPI, ao terminar o seu trabalho, apresente quem são os culpados, que a justiça julgue os culpados, e quem cometeu erro, quem cometeu qualquer crime contra o patrimônio público seja duramente punido".

Fontes