Lula defende que Irã use energia nuclear apenas para fins pacíficos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

10 de julho de 2009

Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (10) que o Irã use energia nuclear apenas para fins pacíficos, a exemplo do que faz o Brasil. “Queria, na verdade, é que o Irã pense sobre armamento nuclear aquilo que pensa o Brasil, aquilo que faz o Brasil. Você pode manusear energia nuclear desde que seja para fins pacíficos.”

A declaração foi feita em L'Aquila, Itália, em resposta a pergunta de jornalistas sobre o pedido feito a Lula pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que ele intervenha junto ao governo iraniano na tentativa de que o país encerre os testes nucleares.

Lula disse que ainda não tem uma agenda definida com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, mas “gostaria de ir lá e gostaria que ele viesse [ao Brasil] para aprofundarmos nossas relações”.

Em maio, o presidente iraniano iria visitar o Brasil, mas cancelou o compromisso por causa da proximidade das eleições no país, na qual ele concorria a reeleição.


Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati