Lula defende liderança do G20

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 10 de julho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após participar da reunião do G8, grupo que reúne os sete países mais industrializados e a Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a manutenção do G20, que é formado pelas maiores economias do mundo.

“É preciso que haja manutenção do G20 até concluirmos toda essa discussão de economia. Se tivesse que escolher entre o G14 e o G20 eu escolheria o G20”, afirmou hoje(10)em coletiva à imprensa antes de partir de L'Áquila, na Itália. O G14 a que Lula se referiu seria formado pela integração entre o G8 e o G5 e também o Egito.

O presidente disse que ao final da reunião ainda restam divergências sobre a liberação gases de efeito estufa que, no entanto, devem ser resolvidas até o próximo encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar do clima a ser realizada em dezembro.

“Temos um pouco de divergências por que achamos que é preciso combinar aqueles que fazem pagamento pelo sequestro de carbono com a diminuição das emissões. Se ficar apenas no pagamento pelo sequestro os países ricos, como tem dinheiro, vão continuar emitindo gás de efeito estufa e pagar para os outros sequestrarem”.

Ao avaliar os discursos dos presidentes que participaram da reunião do G8, Lula disse que é possível perceber que o pior da crise já passou. “Penso que todos estão convencidos de que a partir do próximo ano vão estar numa fase de crescimento”, afirmou.

Fontes