Lula conversa com Chávez e defende a construção de laços de confiança na América do Sul

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Aristóteles
Outras notícias sobre política


27 de agosto de 2009

Brasil


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje (27) com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sobre a Cúpula Extraordinária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que ocorrerá amanhã (28), em Bariloche, na Argentina.

Num telefonema de meia hora, Lula reforçou a posição de que é preciso sair do encontro com medidas para a construção de laços de confiança entre os países do continente.

Depois do anúncio do acordo sobre o aumento de militares dos Estados Unidos na Colômbia, as relações ficaram difíceis, principalmente entre Chávez e o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Para evitar uma crise com as nações vizinhas, preocupadas com uma possível interferência dos estadunidenses, Uribe viajou a sete países, inclusive o Brasil, para explicar que o aumento da presença estadunidense nas bases colombianas é exclusivamente para o combate ao tráfico de drogas no país.

Na conversa com o venezuelano, Lula defendeu o fortalecimento do Conselho Sul-Americano de Defesa, órgão da Unasul. Conforme relato de assessores do Palácio do Planalto, Chávez concordou que é preciso reforçar o bloco e buscar um entendimento.

Lula e Chávez agendaram um café amanhã (28), em Bariloche, para dar continuidade à conversa.

Antes de embarcar hoje para a Argentina, Lula disse, em evento, que estava indo à Unasul para promover um clima de tranquilidade no continente.


Cquote1.png

Vou a reunião da Unasul para discutir a tranquilidade da nossa querida América do Sul, que fica sempre muito nervosa. Vamos ter que encontrar o caminho da paz.

Cquote2.svg
Lula, na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília




Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati