Lula conversa com Chávez e defende a construção de laços de confiança na América do Sul

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Aristóteles
Outras notícias sobre política


27 de agosto de 2009

Brasil


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje (27) com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sobre a Cúpula Extraordinária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que ocorrerá amanhã (28), em Bariloche, na Argentina.

Num telefonema de meia hora, Lula reforçou a posição de que é preciso sair do encontro com medidas para a construção de laços de confiança entre os países do continente.

Depois do anúncio do acordo sobre o aumento de militares dos Estados Unidos na Colômbia, as relações ficaram difíceis, principalmente entre Chávez e o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Para evitar uma crise com as nações vizinhas, preocupadas com uma possível interferência dos estadunidenses, Uribe viajou a sete países, inclusive o Brasil, para explicar que o aumento da presença estadunidense nas bases colombianas é exclusivamente para o combate ao tráfico de drogas no país.

Na conversa com o venezuelano, Lula defendeu o fortalecimento do Conselho Sul-Americano de Defesa, órgão da Unasul. Conforme relato de assessores do Palácio do Planalto, Chávez concordou que é preciso reforçar o bloco e buscar um entendimento.

Lula e Chávez agendaram um café amanhã (28), em Bariloche, para dar continuidade à conversa.

Antes de embarcar hoje para a Argentina, Lula disse, em evento, que estava indo à Unasul para promover um clima de tranquilidade no continente.


Cquote1.png

Vou a reunião da Unasul para discutir a tranquilidade da nossa querida América do Sul, que fica sempre muito nervosa. Vamos ter que encontrar o caminho da paz.

Cquote2.svg
Lula, na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília




Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati