Lula cobra mudanças de nações desenvolvidas para superar crise econômica mundial

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

9 de julho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (8) mudanças das nações desenvolvidas para superar a crise econômica mundial, entre elas, a inclusão de outros países nos organismos multilaterais. Ele participa do encontro do G8 (grupo dos países mais ricos e a Rússia) como convidado, que começou ontem (8) em L'Aquila, na Itália.

Segundo Lula, os ricos não podem esperar a “natureza” resolver a crise. “O que eu não quero é aceitar a ideia de que alguns países ricos estão esperando ver que a natureza, por si só, tome conta da crise econômica, fique tudo como está e não se mude absolutamente nada”, disse Lula, após encontro com líderes do G5 – composto pelo Brasil, pela África do Sul, pelo México, pela Índia e China.

Lula criticou ainda os países ricos por não assumirem o compromisso de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

De acordo com o presidente, para uma discussão séria da questão climática, é preciso que os países ricos tomem a decisão de diminuir a emissão de gases de efeito estufa. "Até porque os continentes mais pobres e, sobretudo os povos dos países mais pobres, têm direito de ter acesso a bens materiais tanto quanto os ricos já conquistaram. Não queremos continuar sendo cidadãos de segunda classe, ou seja, queremos subir para o andar de cima e fazer parte do bem-estar coletivo que a humanidade tem que ter”, afirmou.

No encontro do G5, Lula presenteou os outros chefes de Estado com camisetas da seleção brasileira de futebol autografadas pelos jogadores, além de comemorar a conquista da Copa das Confederações, no último dia 28, na África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010.

Hoje (9), representantes do G5 vão se reunir com líderes do G8.


Fontes