Lula chega a Paris e volta a defender o G20

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

4 de julho de 2009

Paris, França

Ao desembarcar em Paris, ainda na base aérea francesa, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva fez um breve comentário sobre a reunião do G8, que será realizada em L'Aquila, na Itália, a partir de quarta-feira. O G8 é o grupo que reúne os oito países mais desenvolvidos do mundo.

Perguntado se ele iria participar da reunião mesmo depois de o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ter sentenciado que o “G8 morreu”, há duas semanas, Lula afirmou que vai continuar participando das reuniões, mas que está convencido que, hoje, “o melhor espaço para discussão do sistema financeiro mundial é o G20”. Criado por iniciativa do Brasil durante negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), o G20 reúne os 20 países industrializados do mundo, incluindo aqueles em desenvolvimento.

Lula chegou esta tarde a Paris, onde receberá, na terça-feira, o prêmio Felix Houphouët-Boigny, da Unesco – uma homenagem a personalidades que se destacam na defesa da paz. O ex-presidente português Mario Soares, que preside o juri do prêmio, justificou a escolha de Lula como um reconhecimento de sua “busca pelo diálogo, a promoção da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua grande contribuição pela erradicação da pobreza e proteção dos direitos das minorias”.

Ainda na terça-feira, o presidente se reúne com o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy. Na segunda-feira, ele participa de um jantar com o primeiro-ministro português José Sócrates. Durante o final de semana, o presidente Lula não tem compromissos oficiais.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati