Lubango recebe mais de 21 milhões de dólares do PIIM

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

12 de setembro de 2019

O Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), tem destinado para o Lubango, município sede da província da Huíla, uma verba de 8.838.608.000 kwanzas, valor equivalente a pouco mais de 21 milhões de dólares norte-americanos.

Conhecidos os valores a Administração Municipal do Lubango, acaba de lançar o concurso público para a adjudicação de mais de quinze projetos sociais em que se destacam a construção de escolas, estradas secundárias e terciárias na periferia da cidade.

O administrador municipal do Lubango, Armando Vieira, já tem no horizonte o arranque das empreitadas no âmbito do PIIM.

“Acreditamos que dentro de 30 a 45 dias estaremos em condições de dar início ao programa de intervenção municipal (PIIM)”, disse.

Olhando para os exemplos de má gestão do passado, o pastor evangélico Dinis Eurico, pede rigor nas contas nesta nova era do país e que os projetos sociais acima de tudo se reflitam na vida das populações.

“Temos ouvido falar de milhões e milhões que são roubados nesse país, quer dizer que se há alguns milhões que se entregam para ajudar as pessoas o que eu espero é que aqueles que vão gerir isso nos digam o que o dinheiro está a fazer, que nos mostrem realmente onde é que o dinheiro foi!”, disse.

O secretário provincial da UNITA, Augusto Samuel, defende uma fiscalização das verbas que passa por uma informação transparente da gestão dos fundos a começar mesmo pela fase dos concursos públicos de adjudicação das obras.

“A fiscalização tem de ser feita com transparência colocar esses programas à luz do dia”, disse.

“Para além do MPLA existem outras forças ao nível do parlamento aqui nas províncias e não faria mal os partidos políticos poderem ter uma informação mais precisa de como isso se faz.”, acrescentou afirmando ainda que a transparência é necessária para se evitar situações de empresas a gerirem obras “sem se saber se houve concurso ou não”.

Conhecidos os fundos do PIIM para o município do Lubango.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati