Livro traça o "DNA" do Brasil na área do comportamento e consumo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

1 de setembro de 2009

Brasil — Um livro elaborado pelo Senai Cetiqt do Rio de janeiro, em parceria com o instituto Future Concept Lab, de Milão, vai contribuir para que empresas nacionais novas e as que continuam no mercado possam trabalhar seus produtos e serviços a partir das potencialidades do país, de forma a valorizar suas raízes. A publicação traça o "DNA" do Brasil na área de comportamento e consumo e será será lançada hoje (1º) durante o 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora do livro, Patrícia Dalpra, disse que o Brasil é visto como um conjunto de cinco países diferentes, cada um representado por uma região geográfica.


Cquote1.png

A gente viu a necessidade de identificar as características de identidade brasileiras porque, com a globalização, a idéia era que tudo fosse se tornar a mesma coisa. Ou seja, uma linearidade. E foi identificado justamente o contrário. Que tudo aquilo que teria força seria o que se voltasse para a sua identidade local.

Cquote2.svg
Patrícia Dalpra




Depois de um ano e meio de pesquisa, o livro conseguiu identificar as características próprias de cada região. No Sudeste, por exemplo, o espírito de compartilhamento predomina. No Nordeste, o traço marcante é a multiplicidade cultural, fruto das várias colonizações. A região Norte salienta a sustentabilidade, em função da Amazônia. A conectividade seria a principal característica do Sul brasileiro. Em relação ao Centro-Oeste, Patrícia esclareceu que essa é a região que apresenta uma característica menos própria, destacando a capital do país e a relação forte com a terra.


Cquote1.png

Conseguimos conseguiu identificar peculiaridades e certas similaridades entre essas regiões.

Cquote2.svg
'




O trabalho traçou também um mapa especial do país. Denominado Caleidoscópio Brasil, a publicaçãoo monitoramento de todos os movimentos mundiais e tendências comportamentais e seus efeitos no país. “Todos os conceitos que estão em evidência no cenário global são muito fortes no Brasil”, constatou Patrícia Dalpra. A conclusão é que “o Brasil está na moda”.

Ela explicou que todos os valores gerados pelo inconsciente coletivo do mundo globalizado são pertinentes ao Brasil. Isso explica, segundo Patrícia, a razão de o design (desenho industrial) brasileiro estar se expandindo para o exterior agora, o mesmo ocorrendo com o trabalho dos artistas nacionais. “O Brasil está, nesse momento, na crista da onda”, definiu. O talento local foi identificado no Brasil pela sua multiplicidade e compartilhamento. O país é um local com identidade própria, apesar de ter sido influenciado por várias culturas.

O livro liga as características de cada região a empresas, produtos e artistas que ilustram bem os diversos elementos encontrados. O Senai Cetiqt já está desenvolvendo a segunda parte da pesquisa, denominada “Happiness”, que deve ser concluída no final deste ano. Ela investiga o hábito de comportamento do consumo dos cidadãos de oito capitais brasileiras.

Já foram coletados dados do Rio de janeiro, São Paulo, Recife, Brasília e Goiânia. Curitiba, Porto Alegre e Belém serão as próximas capitais mapeadas. Patrícia Dalpra disse que o objetivo principal é, a partir de 2010, começar a trabalhar com consultorias voltadas para empresas, para que elas considerem os valores culturais e os hábitos comportamentais no desenvolvimento de produtos e serviços nas diversas regiões do país.

Fonte


Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com