Lira nega que haja "jabutis" na MP da Eletrobras

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2021

link=mailto:?subject=Lira%20nega%20que%20haja%20"jabutis"%20na%20MP%20da%20Eletrobras%20–%20Wikinotícias&body=Lira%20nega%20que%20haja%20"jabutis"%20na%20MP%20da%20Eletrobras:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Lira_nega_que_haja_%22jabutis%22_na_MP_da_Eletrobras%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Lira%20nega%20que%20haja%20"jabutis"%20na%20MP%20da%20Eletrobras%20–%20Wikinotícias&body=Lira%20nega%20que%20haja%20"jabutis"%20na%20MP%20da%20Eletrobras:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Lira_nega_que_haja_%22jabutis%22_na_MP_da_Eletrobras%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os debates da Medida Provisória 1031/21, que permite a desestatização da Eletrobras, ressaltaram a divergência entre governo e oposição sobre o tema. O texto, que autoriza a União a abrir mão do controle acionário da empresa com a venda de novas ações no mercado, foi alvo de obstrução por parte do Psol, PT e PSB.

O Novo também obstruiu a proposta, não por ser contrário à mudança na empresa, mas contra os temas incluídos por deputados e senadores durante a tramitação no Congresso: contratação de termelétricas, prorrogação de incentivos fiscais e outros temas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), rebateu as acusações de que a proposta tenha “jabutis” em seu teor, termo utilizado para caracterizar emendas com matéria estranha ao texto original. Ele afirmou que as mudanças incluídas por deputados e senadores têm pertinência temática, já que tratam de setor energético.

“Se a medida provisória falar de energia, e nos dissermos que matéria pertinente com a energia é jabuti, depreciaremos o trabalho de deputados e deputadas que têm total respaldo para fazer quaisquer emendas que pensem ser meritórias, e o Plenário decide por sua maioria”, afirmou.

Oposição x governo

O líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que a medida vai trazer mais investimentos. Ele afirmou ainda que as termelétricas vão ajudar no combate à crise hídrica deste momento. “Vamos avançar de forma muito estruturada nas linhas de transmissão, especialmente para a Região Norte, que vai receber, através dos recursos da privatização, o acesso à energia elétrica”, disse.

O líder do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), afirmou que a proposta foi negociada com várias correntes da Casa. “Nós temos diversas regiões beneficiadas. Nós temos ganho ambiental e ganho para a população e, principalmente, a garantia do suprimento energético. Temos também a desestatização de uma empresa que se mostra sem competitividade”, defendeu.

Fontes