Li Jiachao é eleito em Hong Kong

Fonte: Wikinotícias

9 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A deterioração das condições democráticas de Hong Kong mais uma vez atraiu preocupação e críticas de observadores e ativistas da China no Ocidente depois que o novo chefe-executivo da cidade, Li Jiachao, foi eleito com mais de 99% dos votos no domingo.

O ex-secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, twittou: "Decepcionante, mas não surpreendente, ver o PCC continuar a renegar promessas e intensificar seu governo autoritário sobre o povo de Hong Kong. A menos que façamos o PCC pagar por sua brutalidade, eles continuarão para destruir a liberdade em Hong Kong e além."

Xu Yingting, ativista de Hong Kong que atualmente vive nos Estados Unidos, afirmou: "Li Jiachao será o próximo executivo-chefe de Hong Kong. Mas parece que nada realmente aconteceu. Porque ninguém em Hong Kong Kong realmente se preocupa com o povo. Eleições que não podem ser contestadas e cargos que apenas fantoches chineses podem ocupar."

“É impressionante ver um ditador ganhar 99% dos votos em uma eleição com características chinesas (apenas 1.500 de 7,5 milhões de pessoas são elegíveis para votar)”, disse Liu Zudi, ativista de Hong Kong exilado no Reino Unido. “Isto não é Hong Kong, é a Coreia do Norte ou a China.”

Em uma série de tweets, o colunista da Bloomberg, Mathew Brooker, criticou a afirmação da mídia estatal chinesa de que as eleições de Hong Kong representavam a opinião pública.

"É difícil dizer que um comitê de 0,02% da população representa a opinião pública", escreveu.

Bennedict Rogers, ativista britânico de direitos humanos e fundador da Hong Kong Watch, também criticou duramente Li Jiachao e a eleição.

“É quase impossível para ele perder. O povo não pode votar. Seus 1.500 ‘selecionadores’ são escolhidos por Pequim. Ele não tem oponentes. (É) uma farsa. É tudo falso.”

Kong Gaofeng, professor de sociologia da Universidade Johns Hopkins, também criticou.

“Tanto Xi Jinping quanto Kim Jong Un foram eleitos como principais líderes com 100 por cento dos votos. Li Jiachao ganhou apenas 99 por cento. A diferença de 1 por cento mostra que um país, dois sistemas é real e funciona bem.”

Fontes