Legisladores somalis enfrentam difícil tarefa de eleger presidente

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Adan Nuur Madobe retornou como presidente do Parlamento na noite de quarta-feira após sua destituição do mesmo cargo em 2010. Sua eleição foi vista como uma vitória da oposição, que reuniu forças para derrotar Hassan Abdi Nur, que tinha o apoio do presidente cessante Mohamed Abdullahi Mohamed.

A eleição deveria ocorrer na tarde de quarta-feira, mas o processo se arrastou até a noite após uma disputa sobre quem supervisionou a segurança no local da eleição, um complexo fortificado no principal aeroporto de Mogadíscio.

Uma sessão conjunta das câmaras alta e baixa do Parlamento está agora programada para eleger um novo presidente nas próximas semanas. Mas o caminho para esse marco é difícil.

O professor Mohamed Muse Matan, professor da Universidade da Somália, observou que, uma vez finalmente realizada, a eleição para orador prosseguiu pacificamente.

Até agora, disse Matan, ninguém criticou como a eleição ocorreu. Ele também disse que não viu nenhum desafio para a eleição do orador. Ele disse que na arena política, cada partido deve parabenizar o orador, mesmo que seus membros não estejam satisfeitos com os resultados eleitorais.

Mas Matan disse que o processo para eleger o próximo presidente da Somália está cheio de incertezas.

“Não quero me apressar em prever quem vencerá”, disse Matan, “porque ainda não vemos ninguém em campanha, não vemos a manifestação de todos, nem sabemos quantas pessoas estão concorrendo à presidência.”

Expectativa de reeleição

Mohamed, também conhecido como Farmaajo, deve concorrer à reeleição. Seus prováveis ​​oponentes, incluindo dois ex-presidentes, um ex-primeiro-ministro e o atual líder da região de Puntland.

O professor Abdiwahab Abdisamad, presidente do Instituto de Estudos Estratégicos do Chifre da África, com sede em Nairobi, disse que há vantagens em reeleger Farmaajo.

“Acho que em termos de estabilidade e segurança do país, se o atual governo ganhar as eleições... acho que é bom para o aparato de segurança porque nos últimos cinco anos, os órgãos de segurança do país estão recebendo seus salários, eles são bem organizados, eles são bem treinados. Ele construiu a capacidade da segurança”, disse Abdisamad.

Ao mesmo tempo, Farmaajo perdeu o apoio de muitas pessoas por causa de seu fracasso em derrotar o grupo militante al-Shabab e por supostamente enviar soldados somalis para a Etiópia para combater os rebeldes Tigrayan.

Uma tentativa no ano passado da câmara baixa de estender o mandato de Farmaajo por mais dois anos também foi amplamente impopular. O Parlamento recuou diante da pressão internacional e da perspectiva de guerra entre o governo e as forças apoiadas pela oposição.

Embora a Somália tenha testemunhado uma transferência pacífica de poder quando Farmaajo foi eleito em 2017, o acúmulo de tensões nos últimos meses deixou muitos preocupados que duplicar esse feito seja uma tarefa desafiadora.

Fontes