Legisladores dos EUA condenam invasão de Putin na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

24 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Parlamentares dos EUA condenaram a invasão da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin, na quinta-feira, pedindo ao governo Biden que aja rapidamente para enfrentar a primeira guerra em grande escala na Europa em mais de 70 anos.

“A história provará que a decisão de Vladimir Putin de sacrificar a vida de inúmeros ucranianos e russos foi tomada por medo – medo de permitir que uma nação vizinha independente e soberana busque a democracia e a liberdade”, disse o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Bob Menendez, em comunicado antecipado. Quinta-feira.

“Este ataque não provocado colocou em foco a necessidade de expulsar a atual liderança do Kremlin da comunidade internacional. Hoje deve marcar uma mudança histórica na forma como o mundo vê e lida com o déspota em Moscou”, continuou ele.

Em um discurso na noite de quarta-feira, Putin racionalizou o ataque não provocado à nação independente do leste europeu alegando, sem provas. que um genocídio estava ocorrendo na Ucrânia e pedindo a “desnazificação” do país, que é liderado por um presidente judeu eleito.

O republicano de alto escalão no Comitê de Relações Exteriores do Senado, senador Jim Risch, disse que o bombardeio russo de cidades na Ucrânia foi “um ato de guerra premeditado e flagrante. Apesar dos esforços comprometidos para encontrar uma solução diplomática, Putin violou a fronteira de um país soberano”.

No início deste ano, Menendez e Risch apresentaram uma legislação sancionando a Rússia por uma possível invasão da Ucrânia.

Enquanto Putin concentrava tropas na fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas, os legisladores dos EUA lutavam para chegar a um acordo sobre a legislação de sanções. Os republicanos preferiram desencadear sanções mais cedo para deter Putin, enquanto os democratas favoreceram a abordagem do governo Biden de trabalhar em conjunto com aliados europeus para negociar uma solução diplomática.

Agora que uma invasão russa em grande escala começou, há várias opções à disposição dos legisladores, incluindo US$ 750 milhões em ajuda à Ucrânia na conta de gastos gerais de 2022 e até US$ 1 bilhão em ajuda humanitária.

O Congresso dos EUA está em recesso esta semana e não deve retornar a Washington até segunda-feira. Mas os legisladores receberão um briefing por telefone não confidencial de funcionários do governo ainda nesta quinta-feira.

Os republicanos do Congresso criticaram o governo Biden por não agir com força suficiente para impedir Putin da invasão e alertaram sobre as consequências de os Estados Unidos parecerem fracos no cenário internacional.

No entanto, o líder do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, o republicano Michael McCaul, o líder do Comitê de Serviços Armados da Câmara, o republicano Mike Rogers, e o Comitê Permanente de Inteligência da Câmara, o republicano Mike Turner, emitiram um comunicado colocando a culpa pela violência na Ucrânia diretamente no presidente russo.

“Cada gota de sangue ucraniano e russo derramada neste conflito está nas mãos de Putin, e somente dele”, escreveram. “Em resposta, estamos comprometidos em decretar as mais fortes sanções possíveis e controles de exportação para prejudicar a capacidade da Rússia de fazer guerra, punir sua barbárie e relegar o regime de Putin ao status de pária internacional. Não podemos responder como fizemos em 2008 ou 2014.”

Os legisladores pediram a Biden que imponha as sanções mais duras possíveis a Putin antes de um discurso esperado ao país ao meio-dia, horário dos EUA. O senador republicano Rob Portman, co-presidente do caucus da Ucrânia, disse em um comunicado: “Nós podemos e devemos paralisar os militares da Rússia, privando-os de financiamento. Em seguida, devemos impor controles de exportação e importação, especialmente de bens eletrônicos vitais como semicondutores. Fazer isso pode restringir as ferramentas que a Rússia precisa para fabricar e reabastecer suas forças armadas”.

Portman também pediu maior apoio militar à Ucrânia e outros aliados dos EUA na região, incluindo o fornecimento de armamento antitanque, antinavio e antiaéreo.

Embora algumas alas dos partidos republicano e democrata tenham expressado preocupação com o fato de os EUA serem arrastados para um conflito terrestre na Ucrânia, Biden afirmou repetidamente que os EUA não comprometerão suas próprias tropas no conflito.

Fontes