Legalização da maconha no Canadá

Fonte: Wikinotícias
Planta de cannabis sativa em seu florescimento, com os tricomas visíveis.

27 de agosto de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A decisão do Canadá de legalizar a maconha recreativa em outubro de 2018 foi recebida por defensores e críticos com previsões de benefícios dramáticos ou consequências terríveis. Quase quatro anos depois, perguntas sobre o impacto da mudança provocam principalmente encolher de ombros.

“Talvez eu seja o grupo demográfico errado, mas não notei nenhum problema sério decorrente da legalização”, disse um veterano sênior do sistema jurídico canadense, que não quis ser identificado por causa de seu papel na administração da lei.

“Acho que provavelmente reduziu os custos de policiamento e o tempo de tribunal decorrentes de crimes de posse simples (em oposição ao tráfico)”, acrescentou o veterano legal em um e-mail à VOA. “Nenhuma evidência de advogados ou banqueiros ou tipos da Bay Street enlouquecendo. Talvez o álcool ainda seja a droga de escolha”.

“Você sente o cheiro ocasional de maconha andando pela Bay Street”, o núcleo da indústria financeira de Toronto, acrescentou o advogado, “e tem havido uma proliferação inacreditável (e talvez insustentável) de lojas de maconha”.

Evidência anedótica desse tipo é a melhor medida até agora do impacto da legalização apenas no segundo país a legalizar o uso recreativo da droga, dada a escassez de dados concretos sobre o efeito em acidentes de trânsito, overdoses de drogas, resultados de saúde mental ou pequenos crimes.

“Infelizmente, não tenho visto dados concretos que permitam que alguém comente sobre todos esses objetivos e como o Canadá está se saindo em relação a eles”, disse Jonathan Wilson, diretor executivo da Crystal Cure Inc. produtor de cannabis na província oriental de New Brunswick.

A legislação de 2018 que legaliza a maconha exigia uma avaliação completa do impacto depois de três anos, mas o governo ainda não iniciou esse processo, uma fonte de frustração para alguns na indústria legal da maconha que estão buscando reformas que lhes dariam um impulso contra seus concorrentes ilícitos.

Legalização da cannabis no mundo:

   Legal

   Ilegal, mas descriminalizada

   Ilegal, mas não posto em prática

   Ilegal

Na verdade, o comércio ilícito provou ser surpreendentemente durável, apesar da pronta disponibilidade de maconha legal em lojas licenciadas pelo governo. Uma razão para isso pode ser as reclamações dos usuários sobre o sabor e a qualidade dos produtos legalmente aprovados.

Jon Cappetta, vice-presidente de conteúdo da High Times Magazine, com sede nos EUA, disse em uma entrevista que a indústria canadense tem uma reputação de maconha de baixa qualidade produzida em massa, que ele descartou como “erva do Walmart”.

“Isso não quer dizer que não haja um ótimo produto lá em cima”, disse Cappetta. “Mas é principalmente no mercado tradicional, não no legal.”

Wilson disse que não foi até o final do ano passado que as vendas legais de maconha superaram as vendas ilícitas, de acordo com estimativas da Ontario Cannabis Store, a única varejista online legal de maconha recreativa na província mais populosa do Canadá.

“Não sabemos exatamente como isso é medido, mas independentemente da falta de dados empíricos sobre isso, é muito aparente em muitas partes do país que o mercado ilícito está muito vivo e bem.”

Isso cortou as projeções iniciais de um grande impulso à economia por meio de impostos diretos e indiretos, embora os benefícios não sejam insignificantes.

Fonte