Lee se torna um furacão no Atlântico rumo ao Caribe

Fonte: Wikinotícias

7 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Lee hoje

Lee se tornou um furacão na quarta-feira em águas do Oceano Atlântico à medida que se aproxima do Caribe.

Na quarta-feira, às 17h, estava localizado cerca de 1.815 quilômetros a leste das Ilhas Leeward, tinha ventos máximos sustentados de 120 km/h e se movia na direção oeste-noroeste a uma velocidade de 22 km/h, informou o Centro de Controle de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Espera-se que Lee se torne um grande furacão “extremamente perigoso” por volta de sábado. Nenhum alerta foi emitido até o momento para o furacão, que deverá passar a nordeste das Ilhas Virgens Britânicas.

Espera-se que ondas de Lee cheguem às Pequenas Antilhas na sexta-feira e às Ilhas Virgens e Porto Rico no fim de semana, informou o NHC.

Os ventos com força de furacão estendem-se até 30 km do seu centro, e os ventos com força de tempestade tropical até 150 km, informou o NHC.

“Lee continua a ganhar força em um ritmo rápido”, disse o NHC na quarta-feira, apontando para o movimento sobre águas muito quentes e um ambiente úmido.

Lee é a 12ª tempestade nomeada nesta temporada de furacões no Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro.

Em agosto, o Gabinete Nacional de Gestão Oceânica e Atmosférica dos EUA alertou que a temporada de furacões deste ano seria mais intensa do que o normal. Estão previstas entre 14 e 21 tempestades nomeadas, das quais entre seis e 11 podem se tornar furacões, e entre duas e cinco podem atingir a categoria 3 ou superior.

Notícias relacionadas

Fontes