Le Monde denuncia possível compra de votos para Rio sediar Olimpíadas.

Fonte: Wikinotícias

3 de março de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O jornal francês e Monde noticiou hoje (3) que a justiça francesa encontrou elementos concretos que apontam para corrupção na eleição do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o periódico, investigadores brasileiros e franceses estão confiantes de que o processo de designação da cidade sede dos jogos foi falho. Em apoio à sua convicção, o impressionante testemunho de Eric Maleson. O ex-presidente da Federação Brasileira de Esportes de Gelo disse que subornos foram pagos para obter votos.

Vivida como um momento de euforia no Brasil, a designação da antiga capital como sede das Olimpíadas de 2016 também é, sem dúvida, o motivo da histeria testemunhada, durante um jantar em Paris, por Sergio Cabral, ex-governador de Rio hoje preso por corrupção. A refeição, organizada em setembro de 2009 e conhecida no Brasil como “farra dos guardanapos” - literalmente a festa dos guardanapos -, foi imortalizada por fotos divulgadas em 2012, nas quais Cabral faz festa com seus amigos, especialmente empresários, um guardanapo na cabeça.

O Rio foi eleito em uma disputa com Chicago, Tóquio e Madri, cidade que chegou à final com a capital fluminense. O Rio venceu com 66 votos, contra 32 da capital espanhola. O diretor de Comunicação da Rio 2016, Mário Andrada, afirmou que a eleição da “Cidade Maravilhosa” foi limpa. "O resultado final mostra uma larga diferença de votos e anula essa hipótese de compra de votos. A gente não tem a menor dúvida de que o Rio ganhou de forma limpa e justa", disse.

Fonte