Latinos na Ucrânia contam noites sob ataque russo

Fonte: Wikinotícias

28 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Anoitece na Ucrânia e Luis Alberto Flores, instrutor de artes marciais que tem dupla nacionalidade -ucraniana e boliviana- tenta descansar por algumas horas em meio aos sons de mísseis caindo sobre a capital, que está no limite devido à iminente ocupação russa . Ele parece exausto.

No dia em que as tropas russas conseguiram avançar para os portões de Kiev, capital da Ucrânia, ele acordou por volta das 5h da manhã. Ele estava no 19º andar de uma torre de apartamentos.

“A vibração das janelas que estavam prestes a explodir e um som como se uma bomba tivesse explodido debaixo da minha cama, foram o meu bom dia”, lembra Flores.

“O susto que demos a nós mesmos, tremendo. Não entendemos o que estava acontecendo. Depois veio um segundo, terceiro, quarto, e assim começaram as explosões. Lá já entendemos que a guerra começou, entendemos que a Rússia estava nos atacando”.

No dia seguinte, o medo se espalhou pelo resto dos habitantes. Milhares deixaram a capital. Flores, junto com sua esposa e filha, mudaram-se um pouco para a periferia da cidade, mas permanecem na Ucrânia.

“Você não vê esses ruídos em filmes de terror. Na primeira noite eu não conseguia dormir, cada míssil era assim, ta, ta, ta, minhas mãos ficaram geladas, meu coração batia, eu não conseguia dormir. Ontem à noite, finalmente dormi, estou bem, até me barbeei. Fui me lavar e me barbear, troquei de roupa”, conta o jovem que garante que já se acostumou a dormir sob os mísseis.

Ele agora está escondido com sua esposa e filha. Apesar de ser um treinador profissional, ele admite que a parte mais difícil foi preparar a filha de quatro anos para um possível ataque. Ele explicou o que deveria fazer nesse caso.

Como tem sido contar à sua filha o que está acontecendo?

“Simplesmente difícil”, ele responde. “Tive que explicar a ele o que fazer se as janelas explodissem, se uma bomba explodisse ali perto, se alguém morresse, é a coisa mais difícil de explicar praticamente os protocolos de guerra para um bebê.”

“Sou instrutor de artes marciais, instrutor de polícia, trabalhei com militares. então eu tenho um pouco de conhecimento sobre essas coisas, mas essa foi a parte mais difícil para mim”, acrescentou.

Fontes