Lançado oficialmente o Festival de Cinema de Gramado

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

20 de julho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, participou, na sexta-feira, do lançamento oficial do 33º Festival de Cinema de Gramado, no hall de entrada do Cine Embaixador. "Faço questão de estar em Gramado para divulgarmos este que é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores eventos do Estado", disse o governador.

O prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, destacou a importância da imprensa e dos veículos de comunicação na promoção do Festival. Ele disse: Foram as notícias publicadas sobre o Festival de Cinema que contribuíram para a promoção turística de Gramado. E nós sabemos reconhecer isso e agradecer a cada um de vocês.

O presidente do Festival de Cinema, Enoir Zorzanello, falou das alterações no formato do evento e de nomes de personalidades que participarão do Festival e do júri. "As mudanças são necessárias para que o Festival mantenha sua característica de principal evento cinematográfico do País", disse Enoir. O secretário estadual da Cultura, Roque Jacoby também participou do lançamento.

Entre as modificações já acertadas está a de que a cerimônia de encerramento no sábado terá uma versão mais compacta, com a possibilidade de que algumas categorias recebam suas premiações na sexta e na quinta-feira. Os homenageados desta edição serão os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes, que recebem o Troféu Oscarito pelo conjunto da obra, e o cineasta argentino radicado no Brasil Hector Babenco, com o Troféu Eduardo Abelin.

Na mostra competitiva de longas-metragens concorrem seis filmes brasileiros, três deles produções gaúchas, e sete filmes latino-americanos. Entre a seleção oficial e filmes fora de competição, mais de 60 películas serão exibidas em Gramado, além de cerca de uma centena de obras em vídeo. Esta edição também conta com a primeira Mostra Nacional de Desenho de Animação.

O Festival ocorre entre 15 e 20 de agosto.

Página Externa