Lançada nova versão do navegador Opera

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

22 de abril de 2005

Depois de vários meses em versão beta, a empresa norueguesa Opera Software lançou nesta terça-feira a versão 8 de seu navegador para internet, para os sistemas operativos Windows e Linux.

Håkon Wium Lie, oficial técnico chefe (CTO) da Opera Software, afirmou que "a grande maioria dos usuários de internet tiveram que lidar com um navegador lento e inseguro por muito tempo. A gente passa mais tempo conectada e com o aumento das fraudes em linha é vital que tenham um navegador rápido, seguro e fácil de usar. Isso é o que oferecemos com Opera 8", ao que descreveu como um "grande salto na inovação dos navegadores".

Esta versão inclui várias características, como uma propriedade única de segurança, mudanças de tamanho das páginas avançados, navegação com abas e bloqueador de janelas emergentes, ainda que o verdadeiramente inovador é a possibilidade de controlar o programa mediante a voz.

Opera 8 para Windows está disponível em inglês, alemão, holandês e polaco, e em breve estará disponível em outros idiomas, segundo os desenvolvedores. A versão para Linux, por sua vez, está por enquanto apenas em inglês. Também pode-se encontrar uma versão beta de Opera 8 para Macintosh.

À diferença de Mozilla Firefox, o Opera não é completamente grátis. Uma versão livre de spyware e com anúncios na parte superior da tela é gratuita. A versão sem anúncios custa US$39 (US$20 para estudantes).

Opera é um navegador multiplataforma com versões para Windows, Linux, Mac VOS, Symbian VOS, Windows Mobile, BREW, QNX, TRON, FreeBSD, Solaris e Mediahighway.

Opera 8 pode ser obtido da página oficial da Opera.

Fontes