Lacunas legais, práticas nefastas e pobreza perpetuam casamentos prematuros

Fonte: Wikinotícias
Moçambique.

Agência VOA

ONGs querem ver as incongruências resolvidas.

13 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em Moçambique, uma em cada duas raparigas casa antes dos 18 anos e uma em dez já está casada aos 15. Com estes números, ocupa o infeliz décimo lugar na lista dos países com maior número de casamentos prematuros no mundo.

A classificação representa consequências graves, como mortes por causa de problemas na gravidez, complicações de saúde, ou a impossibilidade de concluir os estudos e ter uma carreira profissional. Os casamentos prematuros muitas vezes colocam as raparigas num ciclo de violência.

Importa mencionar que Moçambique tem 25 milhões de habitantes, dos quais 52% são crianças. A maioria são meninas.

O que é que está a ser feito para travar? O governo e parlamentares repetem que têm o assunto nos planos. As organizações não-governamentais (ONGs) unem-se para fazer pressão e promover mudanças.

No ano passado, as ONGs juntaram-se à campanha nacional “Casar? Só depois dos 18 anos!”, liderada pelo governo, que tem o mérito de despertar o início de um debate aberto sobre a questão.

No entanto, as ONGs denunciam lacunas legais no país e normas sociais enraizadas que deverão ser eliminadas, em particular nas províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia, que apresentam altos índices de casamentos prematuros.

Albino Francisco, coordenador do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, diz que a questão da definição da idade da criança inquieta as ONG.

Ele dá um exemplo: “A Lei 7/2008 de promoção dos direitos da criança apresenta a idade de 18 anos, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança, mas a Lei da Família tem um artigo que abre uma excepção para que uma rapariga, aos 16 anos, possa casar com o consentimento dos pais”.

Por outro lado, refere Francisco, “o código civil define que em Moçambique a maioridade é aos 21 anos.”

Este activista comenta “que este é um problema sério que revela a série de incongruências que a legislação moçambicana apresenta" no tocante à protecção da criança.”

Esta situação foi já levantada em fóruns internacionais, tendo o Comité Africano dos Direitos e Bem-Estar da Criança recomendado ao Governo para harmonizar a questão da idade na legislação.

Mesmo reconhecendo estas lacunas, as organizações da sociedade civil referem em documentos que o governo revela-se comprometido em eliminar os casamentos prematuros, o que está alinhado à luta contra a violência, abuso e exploração das mulheres e raparigas. São sinais disso, dizem as organizações, a criação de centros especializados para o atendimento de vítimas da violência e a oferta de certos serviços de saúde.

Para acelerar mudanças, as organizações da sociedade civil trabalham também com os parlamentares, líderes religiosos e com as meninas e adolescentes para conhecerem mais os seus direitos.

Estudos sugerem que em Moçambique, os casamentos prematuros resultam da pobreza, ignorância e práticas culturais que colocam os pais a preterir a educação das raparigas.

A maioria dos casamentos prematuros ocorre entre homens mais velhos e crianças ou adolescentes, mas tem havido casos de rapazes que são forçados a casar com meninas da mesma idade.

Para ambos, o Fórum coordenado por Francisco, defende a continuidade do acesso à educação e cuidados de saúde, em particular para garantir partos seguros e reduzir complicações.

“O casamento prematuro e a gravidez precoce estão intrinsecamente ligados. Nós defendemos o acesso dessas raparigas que correm riscos aos serviços de saúde sexual e reprodutiva”, diz Francisco.

Mas não basta a advocacia. É também preciso lidar profundamente com os factores que provocam os casamentos prematuros, como os ritos de iniciação. Essa será a nossa próxima abordagem nesta série.

Fonte