Líder separatista ucraniano anuncia ofensiva e afasta negociações de paz

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

23 de janeiro de 2015

Ucrânia

O líder dos separatistas de Donetsk, Alexander Zajarchenko, anunciou hoje (23) uma ofensiva contra as forças de Kiev e afastou a possibilidade de iniciativas de paz por parte dos rebeldes pró-russos. “Não haverá mais tréguas”, disse Zajarchenko, acrescentando que as milícias já combatem os soldados ucranianos em vários pontos numa ofensiva que vai se estender “até a fronteira da região de Donetsk”.

Essa ofensiva coloca em xeque os pontos centrais dos acordos de Minsk, assinados em setembro com o governo de Kiev, e que estabelecem uma linha de separação das duas partes (forças governamentais ucranianas e milícias separatistas) e a retirada de armamento pesado. As declarações de Zajarchenko surgem dois dias após o encontro de Berlim que reuniu os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia. Eles concordaram em organizar negociações entre Kiev e os comandantes separatistas, nos próximos dias.

Nos últimos dias, as milícias de Donetsk conquistaram áreas estratégicas – como o aeroporto nos arredores da cidade, transformado em campo de batalha durante os últimos meses. O líder separatista disse que as únicas negociações que admite são os contatos entre as duas partes sobre a possibilidade de troca de prisioneiros. Na quinta-feira, o comandante da Organização do Tratado do Atlântico Norte na Europa, Philip Breedlove, disse que a situação piorou em uma escala “sem precedentes”.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati