Líder de milícia da República Democrática do Congo detido na França

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

4 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O antigo líder de uma milícia rebelde da República Democrática do Congo (RDC) Roger Lumbala foi detido na França a 29 de Dezembro sob acusação de crimes de guerra, revelou o jornal "Le Monde" nesta segunda-feira, 4.

Lumbala, actualmente deputado, está na lista da Organização das Nações Unidas por participar em massacres de civis entre 2000 e 2003, em virtude da milícia por ele liderada na altura ter cometido estupros, torturas, canibalismo e depredações.

A actual Associação Congolesa pela Democracia Nacional (RCD-N, na sigla em francês), era uma milícia liderada por Lumbala que participou da Segunda Guerra da RDC entre 1998 e 2003 e no conflito de apoio ao Uganda, cujo Governo se opunha ao poder constituído da RDC.

O jornal escreve que Lumbala foi detido nas ruas de Paris após uma ordem do Escritório Central de Luta contra os Crimes contra a Humanidade.

Não há informações sobre o que ele fazia na França e o Governo da RDC ainda não se pronunciou.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com