Líder da oposição russa, Navalny, enfrenta pena adicional de 20 anos de prisão

Fonte: Wikinotícias
Alexey Navalny em 2017

21 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os promotores russos pediram a um tribunal que condenasse o líder da oposição, Alexey Navalny, a 20 anos de prisão por uma série de acusações de extremismo, disse seu aliado Ivan Zhdanov na quinta-feira.

O julgamento deve terminar com um veredicto em 4 de agosto, disse Zhdanov. As novas acusações contra Navalny referem-se às operações de sua organização anticorrupção e comentários de seus principais associados.

Um dos críticos mais francos do presidente russo, Vladimir Putin, Navalny organizou protestos anti-Kremlin significativos. Ele rejeita todas as acusações contra ele como motivadas politicamente.

Navalny está cumprindo uma longa sentença em uma prisão de segurança máxima a leste de Moscou.

Ele foi preso em 2021 depois de voltar da Alemanha para Moscou, onde se recuperava de um envenenamento por agente nervoso que atribuiu ao governo russo.

Navalny foi então condenado a 2 anos e meio de prisão por violação da liberdade condicional e outros nove anos por fraude e desacato ao tribunal.

Em sua declaração final em um tribunal de prisão antes de sua sentença, Navalny teria condenado a invasão da Ucrânia, de acordo com o jornal Moscow Times.

“Minha Rússia deu vários grandes saltos, empurrando todos ao redor, mas depois escorregou e com um estrondo, destruindo tudo ao redor, desabou”, disse ele, de acordo com um comunicado de julho publicado por sua equipe. “E agora está se debatendo em uma poça de lama ou sangue, com ossos quebrados, com uma população pobre e roubada, e ao seu redor jazem dezenas de milhares de pessoas mortas na guerra mais estúpida e sem sentido do século XXI”, disse Navalny.

Fontes

‎‎‎