Líder da facção Tren de Aragua é detido no Peru

Fonte: Wikinotícias

7 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O líder da organização criminosa venezuelana Tren de Aragua, foi preso no Peru junto com outros 30 supostos membros dessa gangue, informaram as autoridades do país sul-americano.

“Um golpe contundente à organização criminosa transnacional Dinastía Alayón – Tren de Aragua. 31 supostos membros desta organização criminosa foram capturados pela Polícia Nacional do Peru e 42 casas e propriedades estão sendo invadidas”, afirmou a agência policial peruana na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

Segundo o Ministério Público, Yomar José Delgado Palacios, vulgo “Nino”, suposto líder da organização criminosa, investigado por crimes de tráfico de pessoas, exploração sexual, extorsão, sequestro e homicídio, foi preso em San Juan de Lurigancho.

A operação, da qual participaram mais de 68 promotores, foi implantada em vários bairros da capital e em outras regiões do país, incluindo San Martín, Cajamarca e Arequipa.

O Ministério Público do Peru especificou que o grupo criminoso opera naquele país desde outubro de 2022 e que, segundo a investigação, as suas redes de ação se estendem à Colômbia e ao Chile.

O Tren de Aragua é uma megagangue originária da Venezuela. Expandiu-se rapidamente entre 2020 e 2021, segundo a organização Insight Crime, uma think tank que busca aprofundar o debate sobre o crime organizado e a segurança dos cidadãos nas Américas.

Fontes