Líder da Câmara dos EUA se encontrará com presidente de Taiwan

Fonte: Wikinotícias

7 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Relatos da mídia dizem que o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, se reunirá com a presidente Tsai Ing-wen, de Taiwan, durante sua visita programada aos Estados Unidos nas próximas semanas.

A presidente Tsai chegará à Califórnia em abril e fará um discurso no Centro Presidencial Ronald Reagan, perto de Los Angeles, antes de sua viagem programada à América Central. Os relatórios não dizem se McCarthy, que representa um distrito da Califórnia, se encontrará com Tsai na Biblioteca Reagan.

McCarthy havia manifestado interesse em visitar Taiwan se os republicanos da Câmara assumissem o controle da câmara e ele fosse nomeado presidente, o que aconteceu em janeiro, após as eleições parlamentares de novembro passado. Mas as autoridades taiwanesas expressaram preocupação de que uma possível visita agravaria ainda mais as tensões com a China, que considera a ilha autogovernada uma província separatista e acredita que as visitas oficiais de dignitários estrangeiros são um movimento de Taipei para afirmar a independência.

Pequim respondeu a uma visita a Taiwan em agosto passado pela então presidente da Câmara, Nancy Pelosi, lançando vários dias de exercícios militares maciços sobre o Estreito de Taiwan, incluindo o disparo de mísseis balísticos na hidrovia que separa a ilha da China continental.

Fontes