Junho e agosto foram os mais quentes de todos os tempos no Japão

Fonte: Wikinotícias

2 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Agência Meteorológica do Japão informou na sexta-feira que os meses de verão de junho a agosto de 2023 foram os mais quentes registrados desde 1898.

Num comunicado, a agência afirmou que, com base em observações em 15 locais do país, a temperatura média foi 1,76ºC acima do normal, superando em muito o recorde anterior de 1,08º acima do normal registado em 2010, e o mais elevado desde que começaram a manter estatísticas.

A agência disse que em muitos locais, como a cidade de Itoigawa, província de Niigata, “não apenas as temperaturas máximas, mas também as temperaturas mínimas atingiram níveis recordes”. A cidade registrou uma temperatura mínima de 31,4ºC (88,5 F) em 10 de agosto, proporcionando a temperatura mínima diária mais alta de todo o Japão.

A agência afirmou que as temperaturas médias foram consideravelmente mais elevadas nas partes norte, leste e oeste do país.

O Japan Times citou a agência dizendo que, em comparação com anos anteriores de temperaturas médias de verão particularmente altas (2010, 2013, 2018 e 2022), o número de dias extremamente quentes aumentou significativamente a partir do final de julho, atingindo o total mais alto desde 2010.

A agência de notícias informou que julho já foi oficialmente o mais quente do Japão em 100 anos, com pelo menos 53 pessoas morrendo de insolação e quase 50 mil precisando de cuidados médicos de emergência.

Fontes