Juca Ferreira é nomeado Ministro da Cultura no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

28 de agosto de 2008

Brasília, Distrito Federal, Brasil


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nomeou hoje Juca Ferreira, que era secretário-executivo do Ministério da Cultura, para ocupar o cargo de ministro. O novo ministro ocupava o cargo de secretário-executivo desde 2003. O decreto de nomeação foi publicado na manhã no Diário Oficial de hoje em Brasília. A cerimônia de posse está marcada para as 15h de hoje.

Ferreira substitui Gilberto Gil, que pediu demissão no dia 30 de julho para se dedicar à carreira musical. Com a saída de Gil, ele assumiu o comando do ministério interinamente.

No dia 14 de agosto, quando participou da abertura da 20ª Bienal do Livro, em São Paulo, ele disse que pretende dar continuidade ao trabalho de Gil:


Vamos dar continuidade ao que já vinha sendo feito. A minha função será conduzir essa nova etapa que além da Lei Rouanet, tem em andamento a aprovação do plano nacional de cultura e a modernização da legislação de direito autoral
Juca Fereira, novo ministro da Cultura


Sociólogo nascido no Estado brasileiro da Bahia, Ferreira militou contra a ditadura militar (1964-1985) e passou nove anos exilado. Filiado ao Partido Verde, mesma legenda do ex-ministro, ele atuou na área ambienal e cultural na Bahia e foi vereador em Salvador por dois mandatos.


Fontes