Jovem angolano viaja pelo Brasil dando palestras para ensinar sobre África

Fonte: Wikinotícias

30 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Pedro Muenho, também conhecido como Lil Pasta Sacerdote, já foi apresentador de TV no canal Zap Viva (Zap Kuduro), radialista e músico de kuduro. Hoje viaja pelos países da América do Sul dando palestras sobre o continente africano e Angola, sua terra natal.

Em entrevista à Voz da América, Pedro contou que está morando no Brasil, trabalhando no seu primeiro livro, além de ser diretor executivo do site Lil Pasta News.

Sobre o trabalho que está a fazer no Brasil, o jornalista explicou que a intenção é apresentar uma outra realidade do continente africano e fazer ligações entre o continente e o Brasil, além de poder ensinar sobre Angola.

Pedro, que já visitou 18 dos 26 estados brasileiros, disse que encontrou muitas pessoas que acreditavam que a África era um país onde só existia muito sofrimento. Apesar disso, as palestras têm sido um sucesso.

"Tem surtido grande efeito para despertar a mente dos brasileiros que tinham uma outra visão".

Pedro disse que as pessoas continuam bem receptivas e destacou a forma que se sentiu e foi tratado nos estados da Bahia e do Maranhão.

"Bahia é Angola. Quando estou na Bahia estou em Angola. No Maranhão, eu me sentia em Luanda. Vi pessoas de pele negra igual a mim. Eu falava: esse é parecido com o meu primo; esse é parecido com o meu amigo. Eu pensava que estava em Angola."

Embora tenha passado por ótimas experiências na Bahia, também sentiu na pele o racismo. Por examplo, ele tinha sido convidado por uma amiga para visitar Ubaitaba, sul da Bahia. À procura de uma clínica de psicologia acabou abrindo uma porta que dava para um outro estabelecimento. Se apresentou, disse que era angolano, conversou e voltou para onde estava hospedado. Enquanto isso, a senhora que havia conversado com ele gravou um áudio dizendo que havia um negro a se passar por angolano e que era golpe. Ela enviou a gravação para um grupo no WhatsApp. Em menos de uma hora todo mundo na cidade sabia dele. "Foi terrível passar por aquela situação".

No entanto, a história não terminou daquela maneira. Um amigo do jornalista o convidou para ir a uma rádio local falar sobre o trabalho dele. Depois a senhora que havia gravado o áudio do golpe fez uma outra gravação pedindo desculpas.

Pedro já adquiriu bastante experiência viajando para dar palestras e desenvolveu uma técnica especial. Toda a vez que chega a uma cidade se apresenta às autoridades. "Se você não fizer isso, pode passar por essa situação, como a da Bahia".

Primeiro livro

Pedro Muenho está a preparar o lançamento do seu primeiro livro, o qual irá retratar a sua vivência, os altos e baixos. A obra intitulada "Não é tarde para recomeçar" ainda não tem data de lançamento.

Lil Pasta News

Em 2016 Pedro lançou o site de notícias Lil Pasta News, e segundo o jornalista o site se tornou um dos dez mais acessados em Angola.

"É um site que tem divulgado notícias em geral, tais como cotidiano, política e social. Graças a Deus pelo nível de acesso que nós alcançamos temos tido grande retorno, não só por parte da sociedade, mas também das autoridades. Somos uma referência em termos de notícia a nível de Angola e na nossa comunidade aqui no Brasil".

Fonte