Saltar para o conteúdo

Jornalista da Fox News é condenada por não revelar fonte de reportagem

Fonte: Wikinotícias

1 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O canal de televisão norte-americano Fox News afirma que a decisão judicial que condenou um dos seus ex-jornalistas por desacato civil deve ser objecto de recurso.

Um tribunal federal condenou Catherine Herridge por desacato civil por não divulgar uma fonte de uma investigação de 2017. O juiz impôs uma multa de US$ 800 por dia até que Herridge revele. A multa não entrará em vigor imediatamente, para dar tempo de recorrer.

A Fox News disse que a decisão tem implicações preocupantes para a mídia.

“Deter um jornalista por desacato por proteger uma fonte confidencial tem um efeito profundamente assustador no jornalismo”, disse um porta-voz da Fox News. “A Fox News Media continua comprometida em proteger os direitos de imprensa livre e a liberdade de expressão e acredita que esta decisão deve ser apelada.”

O caso centra-se numa série de reportagens que Herridge fez para a Fox News em 2017, sobre um cientista sino-americano, Yanping Chen, que o FBI investigou, mas nunca acusou.

Herridge examinou os laços de Chen com os militares chineses e o possível repasse de informações estadunidenses.

A notícia se baseava no que os advogados de Chen afirmam serem itens vazados, incluindo trechos de um documento do FBI resumindo um interrogatório realizada durante a investigação, fotografias pessoais e informações retiradas dos formulários de imigração de Chen e de uma apresentação interna do FBI em PowerPoint.

Chen processou o FBI e o Departamento de Justiça em 2018, dizendo que suas informações pessoais foram vazadas seletivamente para “manchar sua reputação e prejudicar seu sustento”.

Ao proferir a decisão contra Herridge na quinta-feira, o juiz distrital dos EUA, Christopher Cooper, escreveu que “reconhece a importância primordial de uma imprensa livre na nossa sociedade”. Mas afirma que o tribunal “também tem o seu próprio papel a desempenhar na defesa da lei e na salvaguarda da autoridade judicial”.

Fontes[editar | editar código-fonte]