Japão relembra 10 anos do desastre de Fukushima

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Por VOA News

O Japão está relembrando hoje o 10º aniversário do grande terremoto e tsunami que devastou inúmeras vilas e cidades e desencadeou um dos piores desastres nucleares do mundo.

Em Tóquio, o primeiro-ministro Yoshihide Suga e o imperador Naruhito lideraram uma cerimônia em memória das cerca de 18 mil vítimas fatais, respeitando um minuto de silêncio no horário exato em que um terremoto de magnitude 9,0 desencadeou um tsunami que varreu o nordeste do Japão antes de atingir a usina nuclear na prefeitura (cidade) de Fukushima (veja imagens aqui).

As ondas fortes interromperam o fornecimento de energia, o que afetou o sistema de resfriamento da usina, causando o derretimento de três reatores, lançando grandes quantidades de radiação para o ar e forçando a evacuação de centenas de milhares de moradores, tornando-se o pior desastre nuclear do mundo desde o de Chernobyl em 1986.

O governo japonês gastou quase 300 bilhões de dólares em projetos de reconstrução em Fukushima e outras áreas vizinhas, mas muitas áreas ao redor da usina danificada permanecem com acesso proibido devido aos altos níveis de radiação. Mais de 40.000 residentes ainda estão desalojados devido ao acidente nuclear.

Além de autoridades, moradores de toda costa nordeste do país também se reuniram para homenagear os mortos com flores e orações.

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit