Japão planeja cortar importações de gás da Rússia

Fonte: Wikinotícias

6 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades japonesas estão tomando medidas para reduzir sua dependência das transportadoras de energia russas. Isso foi afirmado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, dizendo que seu governo pretende usar mais de suas próprias usinas nucleares para reduzir as importações de gás natural da Rússia.

Desde que o poderoso terremoto e tsunami em 2011 desativou a usina nuclear de Fukushima-1 na ilha de Honshu, o Japão foi forçado a aumentar suas compras de gás russo. No entanto, agora que os preços mundiais da energia subiram acentuadamente, o gabinete de Kishida planeja desenvolver fontes de energia renovável.

“Usaremos reatores nucleares com medidas de segurança aprimoradas para contribuir para reduzir a dependência mundial da energia russa. O lançamento de apenas um reator nuclear já existente será equivalente a abastecer o mercado mundial com um milhão de toneladas de gás natural liquefeito por ano”, disse o primeiro-ministro Kishida, acrescentando que seu gabinete planeja aumentar investimentos de 150 trilhões de ienes nos próximos 10 anos, o que permitirá ao país reduzir as emissões de gases de efeito estufa quase pela metade até 2030.

A maioria das empresas japonesas, observa a Reuters, agora são forçados a lidar com um forte aumento nos preços da energia e, portanto, apoiam essa iniciativa de seu governo.

Fontes