Japão participará do exercício militar da Indonésia

Fonte: Wikinotícias

27 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Japão, juntamente com os Estados Unidos e a Austrália, participará pela primeira vez do exercício militar anual na Indonésia a partir de 1º do próximo mês, disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

O primeiro-ministro Kishida disse isso em uma entrevista coletiva realizada após a reunião de cúpula com o presidente indonésio Joko Widodo em Tóquio no dia 27.

A participação do Japão no exercício ocorre no momento em que os Estados Unidos e seus aliados regionais intensificam os esforços para combater a crescente influência da China na região do Indo-Pacífico.

O Japão tem enfatizado recentemente a importância de um Indo-Pacífico “livre e aberto”, e o primeiro-ministro Kishida visitou países da região, incluindo a Indonésia, no início deste ano.

Os EUA dizem que o exercício militar anual será "significativamente maior em escopo e escala" do que nos anos anteriores, com o Japão participando pela primeira vez.

Enquanto isso, em uma cúpula com o presidente chinês Xi Jinping realizada em Pequim no dia 26, o presidente Jokowi concordou em expandir a cooperação bilateral em áreas como comércio, agricultura e segurança alimentar.

Fontes