Japão começará a liberar água de Fukushima no oceano

Fonte: Wikinotícias

23 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os operadores da usina nuclear japonesa de Fukushima começarão a liberar no mar milhares de litros de águas residuais radioativas tratadas da instalação destruída.

O primeiro-ministro Fumio Kishida anunciou terça-feira que deu permissão à Tokyo Electric Power Company para iniciar o processo, dependendo das condições meteorológicas.

A usina está inoperante desde 11 de março de 2011, quando um terremoto de magnitude 9,0 desencadeou um tsunami que varreu o nordeste do Japão antes de chegar à província de Fukushima.

As ondas altas derrubaram o fornecimento de energia e os sistemas de resfriamento da usina e levaram ao colapso de três reatores, enviando enormes quantidades de radiação para o ar e forçando a evacuação de centenas de milhares de residentes, tornando-o o pior desastre nuclear do mundo desde 1986 em Chernobyl.

A água agora contaminada foi usada para resfriar as barras de combustível nuclear após o desastre. O Japão afirma que a água foi diluída a níveis bem abaixo dos padrões internacionais e será lentamente libertada no oceano ao longo de várias décadas.

Durante uma visita ao Japão no mês passado, Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atómica da ONU, disse que o plano para libertar águas radioativas tratadas de Fukushima aderiu aos padrões de segurança globais e “teria um impacto radiológico insignificante nas pessoas e no ambiente”.

Mas as organizações pesqueiras japonesas manifestaram-se veementemente contra o plano, dizendo que iria prejudicar a sua reputação entre os vizinhos do Japão devido às preocupações de uma possível contaminação das águas pesqueiras.

A Coreia do Sul e a China também levantaram objecções à libertação de águas radioativas, com Pequim a chegar ao ponto de proibir as importações de marisco de várias províncias japonesas e de submeter as importações de outros locais a testes de radiação.

Fontes