Japão aumentará gastos com defesa para 2% do PIB

Fonte: Wikinotícias

29 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Japão anunciou planos para dobrar seu orçamento de defesa em cinco anos.

O ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, disse em uma entrevista coletiva no dia 28: "Considerando a atual situação de segurança, devemos aumentar urgentemente os gastos com defesa dentro de cinco anos."

Além disso, citando o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, ele enfatizou que "como um país responsável, devemos fazer todos os esforços para reformar os gastos, mas recursos financeiros estáveis ​​são essenciais para um apoio estável".

Os gastos com defesa do Japão em 2022 são de 0,96% de seu produto interno bruto (PIB). Para atingir 2% do PIB em 2027 com base nos gastos com defesa existentes, ele deve mais do que dobrar em cinco anos.

Anteriormente, no dia 22, especialistas japoneses apresentaram ao governo um relatório sobre medidas para fortalecer as capacidades de defesa.

Isso incluía exigir que mísseis de contra-ataque suficientes fossem implantados no Japão dentro de cinco anos para ter a capacidade de contra-atacar as bases de onde os mísseis inimigos foram lançados.

O governo japonês planeja aumentar os gastos com defesa no próximo ano para 6 trilhões de ienes (aproximadamente 35,3 bilhões de dólares) e em aproximadamente 7 bilhões de dólares todos os anos a partir de então, visando 10 trilhões de ienes (70,6 bilhões de dólares) no ano fiscal de 2027, informou a mídia local recentemente.

Fontes