Japão aprova projeto de lei para aceitar mais trabalhadores estrangeiros

Fonte: Wikinotícias
Shinzō Abe, primeiro ministro do Japão

8 de dezembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os legisladores japoneses aprovaram no início do sábado uma legislação proposta pelo governo que permite que centenas de milhares de trabalhadores estrangeiros morem e trabalhem em um país que há muito tempo tem resistido a aceitar pessoas de fora.

A legislação é vista como um passo inevitável, já que a população do país, de cerca de 126 milhões, envelhece e diminui rapidamente. Muitas indústrias, especialmente no setor de serviços, já dependem fortemente de "estagiários" estrangeiros e estudantes de idiomas. O Japão também concede vistos seletivamente a profissionais de colarinho branco, muitas vezes do Ocidente.

Trazer trabalhadores estrangeiros é um último recurso depois que o governo profundamente conservador de Shinzō Abe tentou enfrentar a escassez de mão-de-obra incentivando mais empregos de mulheres e de trabalhadores mais velhos e usando mais robôs e outras formas de automação.

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão mais do que dobrou desde 2000, para quase 1,3 milhão no ano passado, de uma população em idade ativa de 67 milhões.

Fonte