Japão: inundações deixam ao menos 34 mortos

Fonte: Wikinotícias

5 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Meteorologistas japoneses estão alertando os moradores de Kumamoto, no sudoeste do Japão, para estarem alertas para chuvas mais fortes depois que inundações e deslizamentos de terra deixaram pelo menos 34 mortos e dezenas de desaparecidos ou isolados em áreas inundadas nos últimos dias.

Os analistas dizem que a chuva torrencial pode ser esperada o dia todo, na segunda e terça-feira.

As autoridades de Kumamoto dizem que muitos dos 200.000 moradores ignoraram as recomendações para evacuar a áreas por causa do coronavírus, preferindo ficar em casa e se arriscar com o clima.

Chuvas fortes, de até 100 milímetros por hora, fizeram com que o rio Kuma transbordasse. Além disto, deslizamentos de terra em muitas estradas estão dificultando os esforços de resgate. Também há problemas com a rede de energia elétrica.

Autoridades dizem que muitos dos mortos e desaparecidos são idosos residentes num lar de idosos que fica próximo do rio.

A agência de notícias Kyodo diz que as pessoas a bordo de um de seus helicópteros que voaram sobre a região viram vítimas das enchentes agitando toalhas ao lado das palavras "arroz", "água" e "SOS' escritas no chão.

Mais de 40.000 soldados, membros da guarda costeira e bombeiros estão ajudando nas operações de busca e salvamento.

Fontes