Itaipu volta a operar normalmente

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

11 de novembro de 2009

A Itaipu Binacional informou que voltou a operar em condições de normalidade na manhã de hoje (11), a partir das 6h. De acordo com a empresa, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: nove de 60 hertz (Hz) e nove de 50 Hz.

Em nota, a hidrelétrica afirma que a produção total é de 10.450 megawatts (MW). Desses, 9.800 MW são destinados a atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW a atender o Paraguai.

A totalidade da produção das máquinas de 60 hz – de 5.300 MW – abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai.

Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra, de 50 Hz, em stand by.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A empresa reafirma que ainda não tem informações sobre o que teria causado o blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas descarta que tenha tido origem na hidrelétrica.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati