Israel suspende proibição de judeus em 4 assentamentos após 18 anos

Fonte: Wikinotícias

22 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Israel suspendeu uma proibição de 18 anos de entrada de judeus em quatro assentamentos na Cisjordânia, uma área disputada com os palestinos.

O parlamento israelense aprovou a emenda com uma votação de 31 a 18 de um total de 120 assentos. Os demais membros não votaram.

O ponto-chave da emenda neste dia é abolir a proibição de entrada de judeus de quatro assentamentos na Cisjordânia.

Israel desmantelou quatro assentamentos na região da Cisjordânia do rio Jordão e retirou suas forças militares de Gaza após a promulgação de uma lei em 2005.

No entanto, depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu voltou ao poder em dezembro do ano passado, os partidos de extrema-direita aceleraram os esforços para revisar as leis relevantes, insistindo na reabertura dos assentamentos na Cisjordânia.

O ministro da Segurança de Israel disse que a emenda à lei, que foi aprovada hoje, daria continuidade à expansão dos assentamentos, chamando-a de "o começo da correção das injustiças da história".

As forças israelenses realizaram ataques quase noturnos na Cisjordânia no ano passado e, somente neste ano, 85 palestinos foram mortos por forças israelenses e 15 israelenses foram mortos em ataques palestinos, informou a Associated Press.

A comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, proibiu e se opôs ao estabelecimento de assentamentos israelenses em áreas que os palestinos mais tarde reivindicam como estados independentes.

Fontes