Israel realiza ataque aéreo em Gaza após encerrar ataque na Cisjordânia
5 de julho de 2023
Os militares de Israel disseram na quarta-feira que realizaram ataques aéreos na Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de foguetes, visando um local de produção de armas usado por supostos militantes do Hamas.
O exército israelense disse anteriormente que abateu todos os cinco foguetes disparados contra o território israelense.
As tropas israelenses se retiraram na noite de terça-feira de um campo de refugiados na Cisjordânia depois de conduzir o que disseram ser incursões em busca de membros de grupos palestinos armados.
O Conselho de Segurança da ONU deve realizar uma reunião a portas fechadas sobre a situação na sexta-feira, a pedido dos Emirados Árabes Unidos.
A operação de dois dias incluiu mais de 1.000 soldados israelenses e matou pelo menos 12 palestinos. O Hamas disse que um de seus membros foi morto, enquanto a Jihad Islâmica disse que quatro de seus membros estavam entre os mortos. Israel disse que um soldado israelense foi morto.
Explosões e tiros puderam ser ouvidos perto do hospital de Jenin quando os israelenses partiram e os moradores que fugiram do combate começaram a retornar.
"Neste momento, estamos completando a missão e posso dizer que nossa extensa operação em Jenin não é isolada", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em um posto de controle militar próximo.
Os militares israelenses disseram que detiveram 120 supostos atiradores e apreenderam depósitos de armas e explosivos em Jenin.
Notícias relacionadas
- "Ataque israelense na Cisjordânia mata 10", Wikinotícias, 4 de julho de 2023.
- "Israel realiza ataque na Cisjordânia", Wikinotícias, 3 de julho de 2023.
Fontes
- ((en)) Redação. Israel Conducts Gaza Airstrike After Ending West Bank Raid — Voz da América, 5 de julho de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |