Israel liberta prisioneiro palestino após 40 anos de prisão

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um dos prisioneiros palestinos mais antigos em Israel foi libertado na quinta-feira depois de cumprir uma sentença de 40 anos por sequestro e morte de um soldado israelense.

Karim Younis foi saudado por centenas de simpatizantes ao chegar em casa, no vilarejo de Ara, no norte.

“Foram 40 anos cheios de histórias, histórias de prisioneiros e cada história é a história de uma nação”, disse Younis. “Tenho muito orgulho de ser um daqueles que fizeram sacrifícios pela Palestina e estávamos prontos para sacrificar mais pela causa da Palestina.”

Younis foi condenado por matar o soldado Avraham Bromberg nas colinas de Golã ocupadas por Israel em 1983.

Antes de sua libertação, o ministro do Interior de Israel, Aryeh Deri, escreveu em uma carta que Younis deveria ser destituído de sua cidadania, dizendo que a mudança seria “uma mensagem importante para aqueles que se tornaram símbolos de seus atos terroristas”.

Também na quinta-feira, autoridades palestinas disseram que as forças israelenses mataram a tiros um adolescente palestino na Cisjordânia ocupada.

Os militares de Israel disseram que os soldados responderam ao fogo depois que homens armados dispararam contra eles durante uma operação para prender duas pessoas.

Fontes